Desenvolva o pensamento crítico com este simples exercício

No mundo de hoje, muitos de nós percebem o quão importante é pensar criticamente; E a maioria de nós provavelmente pensa que é um bom pensador crítico. E ainda assim, todos nós temos o nosso “ângulo morto”, e estamos tão propensos ao “viés de confirmação” como qualquer outra pessoa. É por isso importante desenvolver competências de pensamento crítico. Não só para podermos refletir de forma eficaz sobre o mundo que nos rodeia, mas também para sermos capazes de avaliar e refletir sobre as nossas próprias crenças.

Aqui está uma atividade para nos ajudar nessa tarefa. Podemos começar por avaliar uma crença que tenhamos.

Exemplo de crenças:

A energia nuclear é muito perigosa para ser desenvolvida e utilizada.

Os OGM causam cancro nas pessoas.

As vacinas causam autismo.

A dieta vegan é a melhor dieta para a saúde humana.

A pecuária e a exploração animal são os maiores contribuintes para o aquecimento global.

Os problemas no mundo estão a piorar.

A globalização prejudica os mais pobres.

Escolha uma crença em que acredite (pode ser uma das opções acima, mas não precisa ser) e responda às seguintes perguntas com a maior honestidade e consideração possível:

ManThinking

A minha crença: ____________________________________________________________________________________________

  1. Por que acredito nisto?
  1. Qual é a evidência que existe para a minha crença?
  1. Que pesquisa direta (por exemplo, ler estudos científicos, trabalho de campo, investigar boas fontes primárias) tenho feito para verificar a validade da minha crença?
  1. Como eu me sentiria se minha crença fosse desmentida?
  1. Quão profundamente ligada à minha identidade está esta crença?
  1. Quais são alguns pontos de vista alternativos?

Depois de concluir este exercício, reflita sobre o processo respondendo a estas perguntas adicionais:

  • O que seria necessário para sustentar verdadeiramente a minha crença?

 

  • O que eu aprendi sobre mim e as minhas crenças ao responder a estas perguntas?

 

  • O que seria necessário para me tornar um pensador crítico melhor?

 

  • Como posso ajudar os outros a tornarem-se melhores pensadores críticos?

Utilize este exercício simples para avaliar as suas crenças, e começar a desenvolver as suas competências de pensamento crítico. Em breve voltarei ao tema com ferramentas mais elaboradas para trabalhar competências específicas do pensamento crítico.

Leia também o artigo que escrevi de introdução ao pensamento crítico.

E este outro sobre como eliminar crenças irracionais.

Um pensamento sobre “Desenvolva o pensamento crítico com este simples exercício

Deixe uma Resposta

