Dicas para formar hábitos consistentes

Eliminar maus hábitos e convertê-los em bons não é fácil. Muitas pessoas fazem resoluções de ano novo e prometem mudar, mas, apesar de ser relativamente fácil começar uma coisa nova, é extremamente difícil mantê-la e levá-la até ao fim. E muitas das resoluções do ano novo são abandonadas, e deixa-se de ir ao ginásio, ter cuidado com a alimentação, voltamos a fumar, etc.

Alterar um hábito implica executar vários passos concretos; não se pode apenas fazer uma resolução sobre o peso ou deixar de fumar, e esperar que isso aconteça. A mudança de comportamentos requer a substituição de atalhos e associações mentais indesejáveis, por coisas construtivas – isto é, reorganizar o seu cérebro através de pensamentos e ações. Toda a aprendizagem é um processo gradual para construir novas conexões mentais e reforçá-las através da prática, para que a ação desejada se torne o impulso natural, ao longo do tempo.

Usamos como exemplo aqui, o objetivo de perder peso, mas as mesmas técnicas funcionam para qualquer hábito que deseja eliminar ou alterar: o desafio é substituir o hábito indesejável (por exemplo, ir a uma festa e ficar no canto da sala a comer aperitivos) com os desejáveis (comer menos e fazer parte da folia usando a sua inteligência).

Afirmações assertivas. Expresse o seu hábito através de afirmações positivas de compromisso. Os estudos mostram que quando indica a sua resolução como uma esperança – “Eu quero tentar perder peso” – provavelmente não terá sucesso. Em vez disso, afirme isso como um facto: “Estou empenhado em perder dez quilos” ou “Estou decidida a conseguir vestir o meu vestido favorito”. Afirmar a mudança como um desejo é como folhear um catálogo de viagens, mas, declará-la de forma inequívoca é colocar o pé firmemente ao caminho.

Compromisso público. Não prometa apenas a si mesmo que manterá a sua resolução, num momento em que se sente confiante e motivado. Mesmo com um determinado compromisso, é mais provável sustentá-lo se contar à sua família, aos seus colegas de trabalho, e pedir o apoio deles. Diga-lhes o seu horário de treino, e informe com satisfação sobre o quão bem se sente ao cumprir o seu plano.

walking with friends

Recorde várias vezes ao dia o seu compromisso com a sua resolução. Quando acordar, olhe-se ao espelho, e afirme a sua resolução em voz alta, e o que vai fazer para alcançá-la. Quando tiver sucesso com um novo comportamento, reconheça isso e aproveite a satisfação que o autocontrolo proporciona. Faça vários compromissos explícitos sobre os seus objetivos e pratique, dizendo-os todos os dias. Tal como a aprendizagem no ginásio e as habilidades motoras, os novos comportamentos são fortalecidos quando os pratica, lembra-se deles, e os aplica. A ação fortalece as novas conexões mentais, ajudando-as a tornarem-se dominantes.

Lembretes para ações positivas. Onde puder, crie pistas físicas para ajudar a gerir as tentações. Se as suas fraquezas são as bolachas, queijos e biscoitos, mas mora com outras pessoas que trazem esses produtos para casa, coloque notas num post it na embalagem que digam: “Paula, não comas as bolachas”. Assim, quando o impulso do velho hábito a arrastar até ao armário, terá mais probabilidade de parar, refletir sobre o seu objetivo, e encontrar a solução para se afastar.

Imaginação construtiva. Esta técnica é transmitida muitas vezes da forma errada, imaginando um estado final como “Pense em si mesmo 10 quilos mais magra”. Este tipo de imagem faz pouco bem – em vez disso, imagine as etapas que precisa realizar para chegar lá. Forme imagens de si sendo tentado por uma comida e depois escolha a alternativa saudável. Mentalmente, pratique sair para jantar ou para uma festa e escolher apenas alimentos saudáveis ​​para comer. Imagine comer apenas meio jantar e levar o resto para casa, para o almoço no dia seguinte. Imagens e ensaios mentais são estratégias de treino poderosas. Muitos atletas utilizam estas ferramentas para dominar as suas jogadas, imaginando as ações de um jogador oposto e depois ensaiando mentalmente suas próprias respostas. Também alguns cirurgiões, policias e pilotos usam estas estratégias para incorporar os impulsos corretos para responder a diferentes circunstâncias.

Friendly-People

Suporte amigável. Associar-se a um grupo de pessoas que compartilham objetivos semelhantes pode ser uma boa fonte de suporte moral e afirmação na direção do seu objetivo. Eliminar um hábito há muito estabelecido é uma grande provação, e ter um grupo para compartilhar seus desafios e ajudar a comemorar seu progresso pode ajudá-lo a permanecer no jogo. Seja qual for o seu objetivo, tem boas hipóteses de encontrar um grupo de pessoas com objetivos semelhantes na sua comunidade, que se apoiam mutuamente no caminho do sucesso.

Autocompaixão e persistência. Finalmente, é mais fácil percorrer a distância se aceitar a sua fragilidade humana, e recusar-se a ser vencido por contratempos. Se for a uma festa e se afastar do seu objetivo, quando acordar na manhã seguinte, o seu velho hábito gostaria que jogasse a toalha ao chão e se declarasse um fracasso. Não lhe dê ouvidos. Diga a si mesmo que ser humano é cometer erros, mas ainda está comprometido com seu objetivo.  Arregace as mangas, reafirme seu compromisso e avance. É difícil de fazer, mas é essencial.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s