Como resolver conflitos num relacionamento

Quem já esteve num relacionamento amoroso duradouro, sabe bem que os conflitos entre parceiros/as são inevitáveis, e podem surgir por um diverso número de razões. O conflito faz parte da vida. E é uma realidade de qualquer relacionamento, o que não é necessariamente mau. De facto, uma relação sem conflito aparente pode ser menos saudável, do que uma, com conflitos frequentes.

Aproveitando a ocasião do dia dos namorados, e para cuidar melhor da sua relação, confira também este artigo sobre os erros mais comuns de uma relação amorosa.

Os conflitos são eventos críticos que podem enfraquecer ou fortalecer uma relação. Podem ser produtivos, criando uma compreensão mais profunda, uma maior proximidade e respeito, ou podem ser destrutivos, causando ressentimento, hostilidade e divórcio.

Como se resolvem os conflitos, e não quantas vezes ocorrem, é o fator crítico para determinar se um relacionamento será saudável ou insalubre, mutuamente satisfatório ou insatisfatório, amigável ou hostil, profundo ou superficial, íntimo ou frio. Os conflitos vão desde pequenas diferenças sem importância até às lutas violentas. Podem existir conflitos de necessidades, desejos, preferências, interesses, opiniões, crenças e valores.

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Algumas dicas para a resolução de conflitos na relação.

Concentre-se no problema, e não na pessoa.

Quando um desentendimento se transforma em insultos pessoais, tom de voz elevado ou num tom trocista, a conversa deixou de ser produtiva. Tenha cuidado para focar-se no problema sem atribuir culpas ao seu/sua parceiro/a. Se um desentendimento se tornar pessoal, deve fazer uma pausa na conversa.

Utilize a escuta ativa.

Muitas vezes durante as discussões estamos mais concentrados em fazer passar o nosso ponto de vista, em vez de ouvir o/a nosso/a parceiro/a. Antes de responder ao seu/sua parceiro/a, repita o que ele/ela disse utilizando as suas palavras. Continuar este processo até o seu/sua parceiro/a concordar que entende o ponto de vista dele/dela. Em seguida, partilhe seu ponto de vista. O/A seu/sua parceiro/a deve repetir as suas ideias usando as palavras dele/dela, até que se entendam. A utilização desta técnica ajuda as pessoas a sentirem-se compreendidas e escutadas, mesmo discordando.

Utilize frases começadas por “eu”.

Ao partilhar uma preocupação comece a frase com “Eu”. Por exemplo: “Eu sinto-me magoada/o quando tu não me avisas que chegas atrasado/a”. Com este formato de declaração mostramos que assumimos responsabilidade pelas nossas próprias emoções, em vez de culpar o/a nosso/a parceiro/a. A Frase alternativa – “Tu nunca me avisas quando vais chegar atrasado” – muitas vezes faz com que o/a parceiro/a se torne defensivo/a.

Saber quando fazer uma pausa.

Quando você e o seu/sua parceiro/a começam a discutir, tornam-se insultuosos/as ou agressivos/as, é uma boa ideia tirar um tempo e fazer uma pausa. Prepare um plano para si ou o/a seu/sua parceiro/a poderem executar quando necessitam de uma pausa. Passe algum tempo fazendo algo sozinho/a que seja relaxante. Depois de se acalmarem, você e o/a seu/sua parceiro/a podem voltar a resolver o problema. Certifique-se de que voltam à resolução do problema – não é uma boa ideia deixar estas questões sem solução.

Trabalhe para alcançar uma solução.

Discordar faz parte de um relacionamento. Se estiver claro que você e o/a seu/sua parceiro/a não estão de acordo, concentre-se numa resolução. Tente encontrar um compromisso que beneficie ambos. Pergunte a si mesmo se este diferendo realmente importa para o seu relacionamento, se não, deixe estar, e siga em frente.

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